No dia 28 de outubro, as professoras Luiza Roberta Zimmer da Silveira e Fabiane Siveris Backes, docentes dos curso de Pedagogia, ministraram a palestra “Ética profissional e desafios das novas tecnologias na docência contemporânea” para as turmas do curso Normal de Magistério do Instituto Estadual Odão Felippe Pippi.
A atividade integrou a programação da Semana do Normalista e teve como objetivo promover uma reflexão sobre o papel ético do educador diante das transformações tecnológicas e o uso consciente das novas ferramentas digitais na prática pedagógica.




Durante a palestra, as professoras conversaram com os futuros educadores sobre responsabilidade, coerência, postura profissional e o compromisso ético do professor na formação humana, destacando que a tecnologia deve ser vista como um recurso de apoio à aprendizagem, e não como substituta da presença e da mediação docente. Com base em estudos recentes e em referenciais da UNESCO (2024) sobre o uso ético da Inteligência Artificial na educação, a conversa também abordou temas como privacidade de dados, viés algorítmico, autonomia docente e transparência no uso de tecnologias digitais. “Ser professor na era digital é equilibrar o técnico e o ético. A tecnologia pode facilitar, mas é o olhar humano que dá sentido à aprendizagem”, destacou a professora Luiza Roberta Zimmer da Silveira.